ProjetosDesiderata

Cia de Dança Desiderata

Fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes através da arte e cultura, assim nasce em 2018 a Companhia de Dança Desidetara, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Aulas ministradas pelo professor e coreógrafo Anderson Luiz, levam às crianças a oportunidade que ele próprio recebeu um dia, a de conhecer o mundo através da dança.

As aulas que inicialmente aconteciam em quadras, salas de aula de escolas, creches e até mesmo em praças públicas, ganharam força com o passar do tempo e o que era projeto virou profissão dos alunos que dela fazem parte, graças a convênios público e patrocínio particulares.
Atualmente a Companhia, que ganhou em 2019 o nome Desiderata, integra alunos, público e comunidade, ressaltando sempre a importância da inclusão, despertando potenciais artísticos e criativos, assim como o exercício da cidadania com protagonismo.

Projetos Casa de Santa ClaraCasa de Santa Clara

Casa de Santa Clara

Acolher e orientar, ter um olhar de promoção do desenvolvimento, buscar as garantias para uma vida digna a crianças e adolescentes em situação de risco ou abandono. A Casa de Santa Clara foi fundada em 2004 como instituição social franciscana e é hoje o lar provisório de crianças e adolescentes, principalmente crianças de 0 a 12, no município de Bebedouro, interior de São Paulo.

A proposta de funcionamento da Casa de Santa Clara está centrada no desenvolvimento de ações que garantam o acesso ao ensino, à melhoria das condições de vida das famílias nos aspectos sociais e econômicos. Com intervenções institucionais para favorecer e garantir a convivência familiar e comunitária, contemplando a prevenção da ruptura de vínculos, o atendimento com crianças que convivem na instituição e acompanhamento de egressos do serviço.

Projetos

Projetos dentro do projeto.

A Casa de Santa Clara tem três frentes de atuação, além do abrigo.

Clarear – reconstruir em família, que faz o atendimento sociofamiliar sistemático às famílias de crianças e adolescentes em situação de extremo risco, que tiveram direitos ameaçados ou violados, consideradas as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opção política, que não tenham passado pelo serviço de acolhimento institucional.
É realizado por uma equipe de Assistentes Sociais, Psicólogos, Orientadores Sociais e Musicoterapeutas.

PH – Programa de Promoção Humana, que atende preferencialmente crianças de até 12 anos, que residem na instituição até que haja possibilidade de retorno ao lar da família de origem, extensa ou adoção. Os atendimentos são institucionais e domiciliares, feitos por Psicólogos e Assistentes Sociais.

Aconchego – Egressos do Serviço de Acolhimento: atende a crianças e adolescentes que já foram acolhidas institucionalmente, com intuito de acompanhar e evitar um recolhimento após seu retorno para a convivência familiar. Em 17 anos de trabalho, já foram atendidas mais de 1.800 crianças e adolescentes e suas famílias, nos serviços Acolhimento Institucional, Acompanhamento de Egressos e Prevenção ao Acolhimento.

Presente de DeusPresente de Deus

Presente de Deus 

Facilitar o pré-natal para que adolescentes e mulheres gestantes tenham condições básicas para uma gestação saudável, com acesso a informações importantes sobre planejamento familiar e que possam ser agentes de redução dos índices de mortalidade infantil. Esse é o projeto Presente de Deus, que tem forte atuação em Carapicuíba, na grande São Paulo.

O início foi em 2015, através de ações voluntárias com diversos propósitos, entre eles levar dignidade, conforto e segurança na hora do nascimento para as gestantes em situação de vulnerabilidade, através da entrega do kit maternidade. A atuação do projeto também vai além, pois busca fortalecer as famílias atendidas, mobilizar a sociedade a exercer a cidadania via voluntariado, formando grupos operativos e terapêuticos com comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade através do “TEAR SOLIDÁRIO”, que confecciona as mantas que compõem os kits maternidades, promovendo assim o desenvolvimento humano, o protagonismo social e minimizando desigualdades. 

Para nós, não basta dar o kit e ajudar no enxoval, é preciso propor ações práticas na discussão de temas como saúde e cuidados do bebê, assim estimulando o vínculo de amor na família. E é isso que o projeto realiza, estando diretamente ligado à área da prevenção em saúde.

Projeto Mãos a Obra

Projeto Mãos à Obra

Estar ao lado de outras instituições, fortalecendo o trabalho em prol da mudança no mundo e da promoção humana, cooperando e compartilhando experiências.

Com o objetivo de colaborar no fortalecimento, autonomia e sustentabilidade de instituições sociais nos municípios de atuação do ICDH, o Projeto Mãos à Obra oferece apoio em diversas áreas, desde implantação de ferramentas administrativas, implantação de fluxos, procedimentos e processos de trabalhos internos e externos, assessorias nas áreas de gestão, administrativas, jurídicas e de publicidade. Também realiza formação em gerenciamentos e gestão, incentivo aos estudos, desenvolvimentos em marketing e captação de recursos. Durante o período de atuação do Mãos à Obra, já foram contempladas mais de 20 instituições, com mais de 2 mil pessoas beneficiadas.

+18

Combater o acesso a bebidas por crianças e adolescentes, com essa proposta ousada nasce o +18, em 201X. O número crescente do consumo de bebida alcoólica por menores de idade é um grande problema social e de saúde pública, além de ser crime tipificado no código penal. Uma das mais eficazes estratégias no combate à venda e consumo de bebidas por crianças e adolescentes é a informação e essa é a principal ferramenta utilizada pelo ICDH para capacitar profissionais, através de treinamentos, que têm o objetivo de engajar todos na causa e fazer esses profissionais se sentirem responsáveis em garantir o bem-estar de menores.

Em 15 anos de atuação, o projeto já impactou aproximadamente 18 milhões de crianças, jovens e adultos, tendo capacitado milhares de profissionais de eventos, bares, restaurantes, lanchonetes e ambulantes.

Universo Bem Me Quer

Sustentabilidade se traduz em impactar positivamente o planeta e a vida das pessoas. O Universo Bem Me Quer nasceu em 2005 para proporcionar um olhar de dignidade às famílias que buscam renda com a coleta de recicláveis nos eventos, prioritariamente os de rodeio, no interior paulista.

O projeto fornece alimentação de qualidade, uniformes, EPIs, acesso a cursos e palestras sobre a atuação profissional, prevenção de acidentes, motivação e autoestima. Além de acolher os agentes ambientais em locais que permitam condições dignas para seu descanso e para a venda do material recolhido, de forma a lhes garantir o pagamento justo, durante o período do evento.

Ao longo dos anos, o Universo Bem Me Quer impactou a vida de milhares de pessoas e sensibilizou empresas e instituições, que se juntaram ao projeto como patrocinadoras e parceiras. Sua atuação expandiu-se para além do estado de São Paulo e hoje está presente em eventos de —- estados brasileiros.

Além disso, já foram construídos 6 eco parques que unem sustentabilidade e brincadeiras pedagógicas para mobilizar crianças, famílias e comunidades escolares. É um projeto inovador feito em conjunto com a Prefeitura do Município de Bebedouro, interior de São Paulo, que em 2015 foi destaque no Prêmio Mário Covas.

Projeto Compromisso de Gente GrandeCompromisso de Gente Grande

Compro-
misso
de Gente
Grande

Em 2021, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 31 anos. No entanto, ainda é preciso muito trabalho para assegurar o cumprimento das leis que protegem nossos jovens. Pensando nisso, o ICDH e a Grão de Gente se uniram em uma parceira focada em garantir os direitos das crianças e adolescentes. Direitos referentes à vida, saúde, educação e cultura que irão transformar tanto o presente quanto o futuro, construindo possibilidades para todos, desde os primeiros passos até a realização de grandes sonhos.

Projeto Samba da SantaSamba da Santa

Samba da Santa

O Samba da Santa é um evento que acontece anualmente para celebrar e presentear os apoiadores da Casa de Santa Clara, um projeto apoiado pelo ICDH que atua na acolhida de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade, vítimas de abandono, violência e exploração.

Na cadência do mais brasileiro dos ritmos, batizamos nossos apoiadores de “Anjos entre Nós”. São eles que periodicamente contribuem com doações e são responsáveis por manter o projeto funcionando com qualidade e excelência.