ProjetosDesiderata

Cia de Dança Desiderata

Fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes através da arte e cultura, assim nasce em 2018 a Companhia de Dança Desidetara, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Aulas ministradas pelo professor e coreógrafo Anderson Luiz, levam às crianças a oportunidade que ele próprio recebeu um dia: a de conhecer o mundo através da dança.

As aulas que inicialmente aconteciam em quadras, salas de aula de escolas, creches e até mesmo em praças públicas, ganharam força com o passar do tempo e o que era projeto, virou profissão dos alunos que dela fazem parte, graças a convênios públicos e apoio de empresas como a CPFL.

Atualmente, a Companhia integra alunos, público e comunidade, ressaltando sempre a importância da inclusão, despertando potenciais artísticos e criativos, assim como o exercício da cidadania com protagonismo.

Projetos Casa de Santa ClaraCasa de Santa Clara

Casa de Santa Clara

A Casa de Santa Clara foi fundada em 2004 como instituição social franciscana e é hoje o lar provisório de crianças e adolescentes de 0 a 12, no município de Bebedouro, interior de São Paulo.

A proposta de funcionamento da Casa está centrada no desenvolvimento de ações que garantam o acesso ao ensino, à melhoria das condições de vida das famílias nos aspectos sociais e econômicos.

Por aqui, já se passaram milhares de crianças, adolescentes e famílias, que a com a ajuda de nossos profissionais, voluntários e toda estrutura, receberam carinho, amor e cuidado.

Projetos

Projetos dentro do projeto.

A Casa de Santa Clara tem três frentes de atuação, além do abrigo.

Clarear – O objetivo deste projeto é oferecer apoio e acompanhamento sistemático a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, especialmente aquelas com crianças e adolescentes em risco. A equipe, composta por Assistentes Sociais, Psicólogos, Orientadores Sociais e Musicoterapeutas, visa reconstruir relações familiares, assegurando o respeito aos direitos, considerando diversas dimensões como deficiência, gênero, orientação sexual, cultura, etnia, religião, geração, território, nacionalidade e opção política. O foco é evitar a necessidade de acolhimento institucional, promovendo um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento humano.

PH – O objetivo do Programa de Promoção Humana é proporcionar atendimento especializado, principalmente para crianças de até 12 anos, que residem na instituição enquanto aguardam a oportunidade de retornar à sua família de origem, a uma família extensa ou através da adoção. Os atendimentos, realizados por Psicólogos e Assistentes Sociais, ocorrem tanto nas instalações da instituição quanto no ambiente domiciliar. O foco é garantir o bem-estar emocional e social das crianças, facilitando a transição para um ambiente familiar estável e saudável.

Aconchego – O objetivo deste projeto é apoiar crianças e adolescentes que já passaram pelo acolhimento institucional, visando acompanhá-los para evitar um retorno à instituição após reintegração à convivência familiar. Ao longo de 17 anos, mais de 1.800 crianças e adolescentes, juntamente com suas famílias, foram atendidos nos serviços de Acolhimento Institucional, Acompanhamento de Egressos e Prevenção ao Acolhimento. O foco é fornecer suporte contínuo para facilitar a reintegração bem-sucedida desses jovens em um ambiente familiar estável e seguro.

Presente de DeusPresente de Deus

Presente de Deus 

Facilitar o pré-natal para que adolescentes e mulheres gestantes tenham condições básicas para uma gestação saudável, com acesso a informações importantes sobre planejamento familiar e que possam ser agentes de redução dos índices de mortalidade infantil. Esse é o projeto Presente de Deus, que tem forte atuação em Carapicuíba, na grande São Paulo.

O início foi em 2015, através de ações voluntárias com diversos propósitos, entre eles levar dignidade, conforto e segurança na hora do nascimento para as gestantes em situação de vulnerabilidade, através da entrega do kit maternidade.

A atuação do projeto vai além, pois busca fortalecer as famílias atendidas, mobilizar a sociedade a exercer a cidadania via voluntariado, formando grupos operativos e terapêuticos com comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade através do “TEAR SOLIDÁRIO”, que confecciona as mantas que compõem os kits maternidades, promovendo assim o desenvolvimento humano, o protagonismo social e minimizando desigualdades. 

Para nós, não basta dar o kit e ajudar no enxoval, é preciso propor ações práticas na discussão de temas como saúde e cuidados do bebê, assim estimulando o vínculo de amor na família. E é isso que o projeto realiza, estando diretamente ligado à área da prevenção em saúde.

Lace o Respeito

A campanha “Lace o Respeito” é mais do que uma iniciativa, é um compromisso firme em transformar palavras em ações concretas.

Enfrentando de frente questões cruciais como assédio, homofobia e racismo, nosso objetivo é promover uma cultura de respeito, empatia e inclusão em todos os espaços.

Por meio de treinamentos exclusivos para colaboradores, disponibilização de uma tenda oficial de acolhimento e ações de conscientização em campo, buscamos criar uma onda de mudança que se estenda por todas as esferas da sociedade e também dentro de grandes eventos.

O laço que simboliza a campanha representa a ligação, o afeto e a união em torno de uma causa justa e necessária.

“Lace o Respeito” é mais do que um gesto, é um movimento que visa criar um ambiente de respeito mútuo, onde todos possam celebrar juntos em paz e harmonia.

+18

Combater o acesso a bebidas por crianças e adolescentes, com essa proposta ousada nasce o +18, em 2008. O número crescente do consumo de bebida alcoólica por menores de idade é um grande problema social e de saúde pública, além de ser crime tipificado no código penal.

Uma das mais eficazes estratégias no combate à venda e consumo de bebidas por crianças e adolescentes é a informação e essa é a principal ferramenta utilizada pelo ICDH para capacitar profissionais, através de treinamentos, que têm o objetivo de engajar todos na causa e fazer esses profissionais se sentirem responsáveis em garantir o bem-estar de menores.

Em 15 anos de atuação, o projeto já impactou aproximadamente 18 milhões de crianças, jovens e adultos, tendo capacitado milhares de profissionais de eventos, bares, restaurantes, lanchonetes e ambulantes.

Universo Bem Me Quer

Sustentabilidade se traduz em impactar positivamente o planeta e a vida das pessoas. O Universo Bem Me Quer nasceu em 2005 para proporcionar um olhar de dignidade às famílias que buscam renda com a coleta de recicláveis nos eventos, prioritariamente os de rodeio, no interior paulista.

O projeto fornece alimentação de qualidade, uniformes, EPIs, acesso a cursos e palestras sobre a atuação profissional, prevenção de acidentes, motivação e autoestima. Além de acolher os agentes ambientais em locais que permitam condições dignas para seu descanso e para a venda do material recolhido, de forma a lhes garantir o pagamento justo, durante o período do evento.

Ao longo dos anos, o Universo Bem Me Quer impactou a vida de milhares de pessoas e sensibilizou empresas e instituições, que se juntaram ao projeto como patrocinadoras e parceiras. Sua atuação expandiu-se para além do estado de São Paulo e hoje está presente em eventos pelo Brasil.

Além disso, já foram construídos 6 eco parques que unem sustentabilidade e brincadeiras pedagógicas para mobilizar crianças, famílias e comunidades escolares. É um projeto inovador feito em conjunto com a Prefeitura do Município de Bebedouro, interior de São Paulo, que em 2015 foi destaque no Prêmio Mário Covas.

Projeto Compromisso de Gente GrandeCompromisso de Gente Grande

Compro-
misso
de Gente
Grande

Em 2021, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 31 anos. No entanto, ainda é preciso muito trabalho para assegurar o cumprimento das leis que protegem nossos jovens. Pensando nisso, o ICDH, a Grão de Gente e o Instituto Sabrina Sato se uniram em uma parceira focada em garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Direitos referentes à vida, saúde, educação e cultura, que transformam tanto o presente quanto o futuro, construindo possibilidades para todos, desde os primeiros passos até a realização de grandes sonhos.

O Projeto Compromisso de Gente Grande já impactou mais de 2.000 famílias. E através dessa iniciativa levamos enxovais completos, móveis para quartinhos de bebês, reformando e preenchendo espaços que antes estavam vazios a espera de um recém nascido, mas que agora são repletos de amor e toda a estrutura que essa criança merece.

Projeto Samba da SantaSamba da Santa

Samba da Santa

O Samba da Santa é um evento que acontece anualmente para celebrar e presentear os apoiadores da Casa de Santa Clara, um projeto apoiado pelo ICDH que atua na acolhida de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade, vítimas de abandono, violência e exploração.

Na cadência do mais brasileiro dos ritmos, batizamos nossos apoiadores de “Anjos entre Nós”. São eles que periodicamente contribuem com doações e são responsáveis por manter o projeto funcionando com qualidade e excelência.