17 de agosto de 2012 Universo Bem Me Quer presente na 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Atuando nas ações concretas de responsabilidade social e ambiental da 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o projeto Universo Bem Me Quer traz para a maior festa de peão da América Latina algumas novidades neste ano. O projeto Universo Bem me Querteve início em 2005, após parceria firmada entre o ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) e o grupo Os Independentes de Barretos. Preocupados com as questões ambientais que afetam a qualidade de vida da população e ainda buscando proporcionar ambiente adequado aos visitantes da Festa do Peão de Barretos, a parceria primou pela conscientização das questões de responsabilidade ambiental através de ações da disposição correta do lixo gerado no evento, como latas, plásticos e papéis.

Além do trabalho de acompanhar todas as fases do processo de coleta dos recicláveis da Festa, através dos agentes ambientais cadastrados e assistidos pelo UBMQ, neste ano as ações estendem-se ainda mais e invadem o Rancho do Peãozinho, no espaço de educação ambiental especialmente montando para despertar a consciência ambiental nas crianças.

O Universo de Bem me Quer está presente nas mais importantes Festas Country do Brasil, organizando ações baseadas nos três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. Para isso, o projeto firma parcerias com cooperativas locais, proporcionando um conjunto de ações de coleta, separação e correta destinação dos materiais recolhidos nas festas.

Os agentes ambientais que trabalham recolhendo o material reciclável do evento recebem do Universo Bem me Quer toda a estrutura necessária para auxiliar no trabalho como: alimentação, uniforme, equipamentos de segurança, kits de higiene, além de contar com o Lounge da Reciclagem, espaço destinado para os agentes fazerem a gestão de resíduos, coletados, assistir palestras motivacionais, área para descanso, massagem e até maquiagem, trabalhando também a autoestima deles. São os três pilares funcionando juntos para diminuir o impacto ambiental, gerar fonte de renda e promover a inclusão social!

Consumo Consciente e Respeito aos animais

O Universo Bem me Quer não se preocupa apenas com a sustentabilidade e educação ambiental. A campanha “Repense. Consuma com responsabilidade” é mais uma ação desenvolvida pelo projeto. Ela leva um conjunto de iniciativas que buscam conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente, seja de bebida alcoólica, alimentação ou compras.

O Universo Bem me Quer também realiza a campanha “Respeite os Animais! Toda Vida tem o mesmo valor” que conscientiza a importância do tratamento respeitoso com todos os seres vivos e incentiva o carinho com os animais.

Em Barretos essas ações estão sendo implementadas graças a parceria com o Senac, o Minerva e a Ambev Recicla.

 

Mais informações:
www.icdh.org.br
www.universobemmequer.com.br

essoria ICDH
Luciana Gomes: (17) 81521005
Marina Veroneze: (17)92000971

Tags: , , ,