17 de agosto de 2013 ICDH presente nas ações ambientais, de conscientização e sociais na 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

IMG_7818

Em 2013, o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano desenvolve diversas ações em parceria com Os Independentes, e demais parceiros, durante a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Consumo Consciente     

Junto a Os Independentes, Ambev e o Centro de Paula Souza, é realizado um módulo básico de treinamento do programa de Consumo Responsável em uma carreta instalada na entrada do Parque do Peão, próximo ao setor de credenciamento, para mais de 10 mil pessoas que estão trabalhando no evento. Em treinamentos que duram 10 minutos, são abordados temas como Cultura e Comportamento, Saúde e Bem-Estar, Segurança Viária, Riscos do Excesso de Consumo de Álcool e como falar de álcool com menores de 18 anos. Toda a operação tem suporte da equipe ICDH, o Instituto foi idealizador do projeto criativo e inovador.

O +ID (mais idade), em parceria com a Ambev e os Independentes, visa identificar os maiores de 18 anos, na entrada do Parque do Peão, com um carimbo no dorso da mão. Todos os nascidos antes de 1995 são carimbados. O objetivo é facilitar que não sejam vendidas bebidas alcoólicas a menores de 18 anos durante a Festa do Peão.

O ICDH, a Ambev e Os Independentes neste ano também estão dedicando atenção às pessoas que abusam da bebida alcoólica durante a festa. Foram cadastrados 15 taxistas da cidade de Barretos que têm livre acesso ao Parque do Peão para levarem de volta à cidade o público em segurança. Dessa forma, os motoristas não precisam se preocupar com a sua segurança e demais pessoas no trânsito. O carro pode permanecer até às 12h sem nenhum custo adicional no estacionamento do Parque.

Educação Ambiental

427339_382321668501079_911140393_n

No Rancho do Peãozinho, local dedicado às crianças no evento, em parceria com Os Independentes e o Instituto do Bem, há o Espaço Universo Bem Me Quer com a presença do mascote do projeto onde as crianças passam por ações de reciclagem e economia de água. Há ainda o Caminho da Reciclagem com o Guaraná Antarctica. A criançada passa por um caminho lúdico com as diversas fases da reciclagem da garrafa PET. O Guaraná Antarctica é a única que recicla 100% suas garrafas PET.

No Lounge da Reciclagem, em parceria com Os Independentes, Senac e Prefeitura do Município de Barretos, cerca de 100 agentes ambientais, homens e mulheres que recolhem todo o material reciclável descartável, antigamente chamados de “catadores de latinha”, recebem estrutura física e técnica para realizarem o trabalho com dignidade. São uniformizados pelo Instituto, tem alimentação, equipamentos de segurança, e participam de palestras educativas, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de seu papel e lhes reforçar a auto estima. O Lounge funciona também como uma referência para o descanso, onde eles tem serviço de aferição de pressão arterial, corte de cabelo, e maquilagem para as mulheres. Tudo gratuitamente, assegurando-lhes condições dignas para um trabalho de tanta importância na cadeia da reciclagem.

 

Sobre ICDH

O ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – é uma associação sem fins lucrativos que une forças de várias empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos.

Sua finalidade é organizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas à assistência da criança, educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e saúde, visando melhorar as condições de vida da comunidade, do meio ambiente e do nosso planeta.

Texto: Milton Figueiredo

Tags: , , , ,