30 de agosto de 2013 ICDH desenvolve ações na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos pelo oitavo ano consecutivo

Durante a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que aconteceu de 15 a 25 de agosto, o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano esteve presente com ações ambientais, sociais e de conscientizações em parceria com Ambev, Os Independentes, Senac e Prefeitura do Município de Barretos. A atuação do Instituto no evento acontece desde 2005, sempre colhendo resultados a médio e longo prazo no que diz respeito a preservação ambiental e respeito ao ser humano.

 

Consumo Consciente

Ação inédita na Festa de Barretos, neste ano foi realizado em conjunto com a Ambev e com apoio do Centro de Paula Souza, um módulo básico de treinamento do programa de Consumo Responsável, com aulas em uma carreta instalada na entrada do Parque do Peão, próximo ao setor de credenciamento. Cerca de 10 mil pessoas que trabalharam no evento participaram dos 10 minutos do treinamento, conhecendo temas relativos a Cultura e Comportamento, Saúde e Bem-estar, Segurança Viária, Riscos do Excesso de Consumo de Álcool e como falar de álcool com menores de 18 anos, de maneira inovadora e criativa.

A ação chamada de +ID, em parceria com a Ambev, identificou os maiores de 18 anos, na entrada principal do Parque do Peão, com um carimbo no pulso dos visitantes, depois de serem abordados para explicações sobre a ação, o que facilitou a fiscalização para que não fossem vendidas bebidas alcoólicas a menores de 18 anos durante a Festa do Peão.

Dedicando atenção especial às pessoas que abusam da bebida alcoólica durante a festa, o ICDH, junto a Ambev e Os Independentes, cadastrou quase 20 taxistas da cidade de Barretos que tiveram livre acesso ao Parque do Peão para levar de volta à cidade o público em segurança.

Educação Ambiental

Em parceria com a Prefeitura do Município de Barretos e Os Independentes, com apoio do Instituto do Bem, o ICDH mais uma vez utilizou o Rancho do Peãozinho, local dedicado às crianças no Parque do Peão, para as ações educacionais no Espaço Universo Bem Me Quer com a presença do mascote UBMQ. Lá, as crianças aprenderam como economizar água e no Caminho da Reciclagem viram as fases da reciclagem com o Guaraná Antarctica. Além de aprender, a criançada recebeu brindes e cartilhas com histórias em quadrinhos, tendo como tema a consciência ambiental. Aproximadamente 48 mil pessoas visitaram o Rancho do Peãozinho. Desse público, cerca de 16.600 eram crianças que puderam se divertir e aprender.

Os 100 agentes ambientais, que antes eram chamados de ‘catadores de latinha’, tiveram por mais um ano um local com estrutura física e técnica para realizarem o trabalho com dignidade e autoestima. No Lounge da Reciclagem, em parceria com o Senac, Ambev e a Prefeitura de Barretos, foram realizadas palestras educativas, aferição de pressão arterial, massagem e tratamento estético. Todos os agentes receberam uniforme, alimentação duas vezes ao dia e equipamentos de segurança. Nos 11 dias de evento, foram arrecadadas 14 toneladas de material reciclável, sendo 12 toneladas de latinhas de alumínio, 800 quilos de papelão e 200 quilos de plástico.

Sobre ICDH

O ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – é uma associação sem fins lucrativos que une forças de várias empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos.

Sua finalidade é organizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas à assistência da criança, educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e saúde, visando melhorar as condições de vida da comunidade, do meio ambiente e do nosso planeta.

Fotos: Leandro Falcão
Texto: Milton Figueiredo

Tags: , , ,