24 de novembro de 2012 Campanha de prevenção de DST conscientiza público da Final Brahma Super Bull PBR

O Programa Municipal de DST e HIV – AIDS de Americana, em parceria com a Secretaria da Saúde, o ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) e a PBR (Professional Bull Riders), está promovendo uma campanha de conscientização sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante a Final Brahma Super Bull PBR.

Um CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento) está instalada no recinto do evento e os servidores públicos da Secretaria da Saúde estão distribuindo preservativos, material educativo e orientando o público sobre a importância de prevenir o contágio da AIDS, Hepatite B e C, sífilis, entre outras.

Segundo a Coordenadora do Programa Municipal, Marinilze Gilbina, o resultado da campanha está sendo muito positivo. “O público vem até nossa equipe para pedir preservativos. O pessoal está muito mais consciente”, afirma Marinilze.

Essa é uma das ações da Campanha “Fique Sabendo” que tem como objetivo melhorar o acesso da população aos testes de DTS. As pessoas que quiserem fazer o teste devem procurar o CTA Fixo que funciona no endereço Rua Cuiabá, esquina com Rua Ana Almeida Pioli, no Jardim Nossa Senhora de Fátima em Americana, de segunda das 7h às 20h e de terça a sexta das 7h às 16h. O atendimento é sigiloso e realizado por uma equipe multidisciplinar. Também é possível fazer no CTA itinerante que visita todos os bairros da cidade. Para saber o local de atuação do CTA Itinerante, é preciso ligar para (19)34783039.

Para fazer o teste, a pessoa deve apenas tirar sangue e esperar de 15 minutos a 1 hora para saber o resultado. Caso der positivo para alguma das doenças, uma consulta já é marcada para dar início ao tratamento. O atendimento é sigiloso e realizado por uma equipe multidisciplinar.

Texto: Marina Veroneze – (17)92000971

Tags: , , ,