02 de abril de 2012 2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização dessa questão.

No primeiro evento, em  2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em 2011, o Brasil fez o maior evento da sua história em todos os Estado e agora, em 2012, repetiu com força ainda maior.

Em uma iniciativa louvável, 5 ONGs se uniram por uma mesma causa, celebrar, conscientizar e chamar a atenção do maior número de pessoas para essa causa no Dia Mundial do Autismo, celebrado mundialmente no dia 2 de abril.

Na data, monumentos como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa, a torre da Unisa do Gasômetro, o prédio do Ministério da Saúde e muitos outros locais, foram lindamente iluminados de azul, a cor do autismo.

Entre eles, uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, foi o que mais surpreendeu. Iluminado exatamente às 18h, muitos cariocas e turistas presenciaram um momento mágico: assim que o Cristo Redentor se iluminou de azul, o extraordinário ser humano Saulo Laucas, cantor, autista e cego, fez um depoimento musical durante a programação. Sem dúvida, um dos momentos inesquecíveis desse dia comemorado em todo o  mundo.

Vários outros cartões-postais também estarão iluminados, como o Empire State Building nos Estados Unidos, a CN Tower no Canadá e o Big Bain na Inglaterra. Esse movimento mundial é chamado de “Light It Up Blue”, iniciado pelos estadunidenses.

O trabalho sólido desenvolvido pelas ONGs Autismo & Realidade, Apadem, Adefa, Mundo Azul e Mão Amiga comprovou, principalmente aos que estiveram no evento, que atitudes generosas, desprendidas e magnânimas são as únicas capazes de transformação.

A Ong Autismo e Realidade, foi fundada em 2010 e busca favorecer a busca e a divulgação do conhecimento acerca do Autismo, com o objetivo de melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida dos autistas e de seus familiares.

Quer saber mais?  Acesse o site  http://autismoerealidade.com.br  e fique por dentro de todas as programações realizadas pela ong.

Tags: , , , ,